Aprenda a errar – Parte 01

Posted on Posted in Blog

UMA LIÇÃO IMPORTANTE DA PNL  PARA OS DIAS ATUAIS: APRENDA A ERRAR! – PARTE 01

 

Errar faz parte do jogo! E quando você erra o caminho é aprender! Temos 03 razões para isso.

Nesta parte 01 vamos falar do primeira razão: não conseguimos mudar o que já fizemos.

Não conseguimos mudar o que já fizemos

Os erros são um produto do que já aconteceu ou do que fizemos e não temos autonomia para mudar o tempo anterior ao presente.

Em nossa linha do tempo as ações já realizadas estão no passado, a escolha para mudar é um exercício possível somente no momento presente e os ajustes produzirão somente novos resultados no futuro.
Passado, presente futuro forma um trinômio; aprendizado, escolha e mudança que oferece autonomia para selecionarmos o significado de nossos erros. Neste sentido O convite número 01 da a PNL (programação Neurolinguística) é tratar o erro como uma memória útil de nossas experiências. Um potencial pronto para ser utilizado através de nossa capacidade de decisão.

Thomas Edison mudou o mundo com seus inúmeros inventos dentre eles a lâmpada. A criação da lâmpada, em seu processo de concepção, passou por incontáveis tentativas sem alcançar o resultado esperado. Sobre estas diversas experiências ele afirmou: “Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.”
Em outras palavras as diversas tentativas de Edison não ganharam a conotação de fracasso. Ele aprendeu com cada experimento (aprendizado), escolhendo perceber que cada um deles trazia em si um potencial de sucesso (escolha) e mudou a forma de tentar em cada um dos seus ensaios (mudança).

Edison estava direcionado no fazer algo novo (futuro), usou suas experiências antigas como base de novos testes (passado) e trabalhou duro concentrando seus recursos no aqui agora para construir seu novo invento (presente).
De forma prática vale perguntar o que eu aprendi? Quais serão minhas novas escolhas em relação ao meu aprendizado? Qual o resultado esperado dos meus esforços?

 

O Fracasso não existe. Só existem resultados. Os erros formam o “motor” do aprendizado!

Vinícius Campos

0 thoughts on “Aprenda a errar – Parte 01

  1. Everything is very open with a very clear clarification of the challenges.
    It was really informative. Your website is very helpful.
    Thanks for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *